Reformas, mais sócios e reverter punição: presidente do Inter-SM detalha o trabalho do clube na reta final do ano

Reformas, mais sócios e reverter punição: presidente do Inter-SM detalha o trabalho do clube na reta final do ano

Foto: Arthur Camponogara

Della Pasqua concedeu entrevista ao Papo D Esporte, da Rádio CDN

Um mês após o fim da campanha na Divisão de Acesso, que garantiu o retorno do Inter-SM à elite do futebol gaúcho, clube intensifica o planejamento para o Gauchão Série A de 2026. Na quinta-feira (1º), o presidente do Alvirrubro, Pedro Della Pasqua, concedeu entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN, e falou sobre os próximos passos do clube. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Na conversa, o dirigente destacou o desempenho das categorias de base, comentou a punição aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS), detalhou as readequações do Estádio Presidente Vargas, apresentou novidades para a torcida e analisou as mudanças no calendário do futebol brasileiro.

Confira, em cinco pontos, o que foi assunto na conversa:


Três acessos em três anos: Sub-20 está próximo de nova conquista

Equipe sub-20 está invicto na competiçãoFoto: Renata Medina/Inter-SM

A base do Alvirrubro segue trilhando o caminho das vitórias. O time sub-20 venceu o Guaíba por 1 a 0, fora de casa, na terça-feira (30), no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Gaúcho Sub-20 Série A2, equivalente a Divisão de Acesso da categoria. O gol foi marcado pelo zagueiro Fred aos 39 minutos do segundo tempo.

O presidente Pedro Della Pasqua manifestou a confiança na equipe. O duelo de volta será no sábado (4), às 15h, no Estádio Presidente Vargas, e a vitória pode levar a equipe à semifinal da competição, para disputar o duelo decisivo pelo acesso.

– Estamos a três jogos do acesso. Fizemos um jogo muito duro lá em Guaíba e agora, no sábado (4), às 15h, eu quero o torcedor na Baixada para empurrar o Inter para o jogo do acesso. A gente pode fazer três acessos em três anos. Brincamos que vamos pedir música no Fantástico. É um trabalho muito difícil, mas a gente conseguiu achar a fórmula e a cidade abraçou – disse o dirigente.

Della Pasqua também bancou um maior aproveitamento da base no elenco profissional para o próximo ano.

– Temos um baita elenco, que começou conosco lá no sub-17 e agora está próximo de conseguir o acesso no sub-20. Isso é muito bom porque reforça ainda mais o espírito vencedor desses meninos. Alguns podem ir para o terceiro acesso. Se acostumar a ganhar é muito bom – pontuou o presidente.


Punição ao clube: Inter-SM é condenado em primeira instância

O julgamento em primeira instância no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS), realizado na noite de segunda-feira (29), condenou o Inter-SM pela confusão na final da Divisão de Acesso, contra o Novo Hamburgo, no dia 30 de agosto. O clube foi multado em R$ 5.100,00 e recebeu a punição de perda de três mandos de campo com portões fechados.

A decisão da 5ª Comissão Disciplinar Desportiva do TJD-RS se baseou em arremessos de objetos ao campo, incluindo uma pedra que atingiu um jogador adversário, além do uso de sinalizadores.

O presidente do clube afirmou que o departamento jurídico já recorreu e questionou a severidade da decisão.

– Sobre o julgamento, era um jogo para ser festivo. Então, virou um problema para nós. Eu não posso negar isso, é um problema. É claro que eu confio muito que não vai ficar nos três jogos. Essa primeira instância do tribunal ela é muito punitiva, ela tem um rigor muito grande. Eu já esperava uma caneta pesada, mas acho que pesou demais – declarou.

O dirigente reforçou que o clube não pode ser prejudicado pela ação de poucos e detalhou a estratégia de defesa, que busca reduzir o número de jogos sem torcida.

– Nossa estratégia é demonstrar como o não podemos punir toda uma comunidade, todo um trabalho, pela ação de alguns. Nós tínhamos no dia 50 seguranças particulares, isso tem um custo altíssimo para nós. Tínhamos 150 brigadianos. A gente acredita muito na reversão desse quadro. O Inter tem muitas medidas pré-estabelecidas para que não aconteça isso – argumentou o presidente, que não soube precisar a data de um novo julgamento.

– Não é possível prever. O que eu vejo é que, talvez, a gente não julgue na terceira instância, no STJD, ainda este ano, porque tem recesso. E o Gauchão começando no dia 11, talvez a gente tenha esse julgamento em meio campeonato – ponderou.


Readequações da Baixada: R$ 500 mil para cumprir protocolo da Série A

O Inter-SM precisa cumprir o protocolo de exigências da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para mandar seus jogos no Estádio Presidente Vargas na Série A. O presidente De La Pascoa detalhou que as obras somam cerca de R$ 500 mil e já estão em andamento, apesar da dificuldade financeira fora do período de jogos.

– O patrocinador ele só paga quando o Inter está jogando. A verba da federação pro campeonato, ela só vem no fim do ano, só vem em dezembro. E nós, em 60 dias, temos que adequar o estádio sob pena de não jogar na Baixada se a gente não tiver com protocolo da Série A feito. Começamos as obras em setembro no peitaço, como digo, porque não tem ninguém para bancar a obra – desabafou Della Pasqua.

Entre as readequações, o presidente destacou que a cabine do VAR está “praticamente pronta”, mas ainda exige atenção. Além disso, serão reformados o vestiário de visitantes e construído um novo vestiário de arbitragem, com atenção especial para atender árbitras. As obras no campo devem iniciar em novembro, após a participação do Sub-20.

A iluminação do estádio, que já foi melhorada, ainda é considerada insuficiente para os padrões da Série A, especialmente porque os jogos devem ocorrer à noite.


Loja oficial, camisa e jantar comemorativos, plano de sócios

Para rentabilizar o clube e custear as readequações e a nova folha salarial, o Inter-SM tem focado em ações de marketing e captação de sócios.

A Alvirrubro Store, nova loja oficial do clube, será inaugurada neste domingo (5), às 15h, no Shopping Praça Nova. Della Pasqua convocou o torcedor para o evento, que terá a presença de jogadores como Vitor Júnior e do técnico Bruno Coutinho.

– A gente aproxima nosso torcedor, a gente tem que estar visível. A loja faz parte disso. Colocando a loja no Praça Nova, a gente tem um fluxo diário de pessoas. A nossa bandeira é Santa Maria e a gente precisa rentabilizar ali – disse.

No mesmo dia, será apresentada a camisa oficial comemorativa do acesso, em edição limitada com apenas 300 unidades. Segundo o presidente, mais de 70 já foram vendidas em pré-venda.

O clube promove também o "Jantar de Primeira" no dia 10 de outubro, no Salão de Eventos da Associação dos Funcionários do Expresso Medianeira. O valor do convite é R$ 50.

– O jantar é no salão de eventos do Expresso Medianeira. É um jantar comemorativo ao acesso. O preço é uma "piada", é R$ 50 o jantar, com o churrasco do Nico. Vai ter sorteio de uma moto, vai ter sorteio de uma cadeira no estádio. É uma noite pra gente festejar mesmo – comentou o presidente.

Della Pasqua também detalhou os valores da campanha de sócios. A meta, segundo ele, é alcançar 1.000 sócios e 300 conselheiros. A associação garante ingresso para os jogos do clube no ano inteiro, independente da categoria, e pode ser parcelado em até 12 vezes:

– R$ 300,00 em 12 vezes dá menos de R$ 30 por mês. É uma piada, é menos que um xis. É a garantia de que vai estar nos jogos na Baixada. Temos que fazer 1.000 sócios para ter um time competitivo, terminar as obras e tudo isso – ressaltou.


Calendário reajustado, pré-temporada e preparação para o Gauchão

As recentes mudanças anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encurtaram o calendário dos estaduais, o que fará o Gauchão de 2026 ter 11 datas e começar em 11 de janeiro. De La Pascoa vê as alterações com otimismo para o clube.

– É um calendário que nos surpreende bastante, com muitas alterações. Acho que algumas muito vantajosas sobre o ponto de vista do Inter de Santa Maria. O aumento de vagas na Série D, o aumento de vagas na Copa do Brasil faz com que a gente possa "atalhar" um pouco o trabalho – disse o presidente.

O objetivo do Alvirrubro é claro: manter-se na Série A para garantir vaga na Série D e, quem sabe, a Copa do Brasil, o que daria calendário nacional ao clube em 2027.

Mesmo com o Gauchão começando mais cedo, a preparação segue o planejamento já traçado. A pré-temporada do Inter-SM deve começar em 17 de novembro.

– Não vamos (antecipar a preparação). A gente vai se apresentar no dia 17 de novembro. Se for ver, é muito rápido. Temos menos de 60 dias. É o pedido do Bruno (Coutinho) e um entendimento nosso que a gente tem que começar voando. Então a gente tem que estar na ponta dos cascos – afirmou.

O clube planeja manter a "espinha dorsal" do time campeão, com a renovação de cerca de 12 a 13 atletas, mas será necessário contratar entre 10 e 11 jogadores de nível superior.

– Os jogadores com melhor desempenho vão ficar. E a gente vai ter que fazer contratações, claro, com um nível deles para maior. A nossa folha vai ser mais onerosa, porque o atleta aposta na estabilidade, e nós temos que pagar muito mais para ele poder vir – finalizou Della Pasqua


Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em apenas quatro horas, Inter-SM vende 4 mil ingressos para jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso Anterior

Em apenas quatro horas, Inter-SM vende 4 mil ingressos para jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso

Riograndense comemora aniversário com evento solidário para atingidos pelas enchentes Próximo

Riograndense comemora aniversário com evento solidário para atingidos pelas enchentes

Esportes